Resenha Literária: Viagem ao centro da terra - Julio Verne

Publicado em 31/10/2016


Se você gosta de geografia ou de biologia, vulcões ou de animais e clima da era mesozoica, você vai gostar deste livro. Na verdade qualquer pessoa vai ter um interesse em ler “Viagem ao centro da terra”, isso porque a leitura é muito simples, e gostosa, mas contando com a época em que foi traduzida 1976, claro que vai existir palavras que não usamos atualmente, e é isso que me deixa curiosa, pois é nestas leituras que aprendemos mais do nosso português.

Quem narra a historia é Axel, o sobrinho de Lindenbrock, um professor e geólogo mineralogista, apaixonado por livros. Axel é um menino esperto e assim como o tio sabe um pouco sobre vulcões e coisas da época antediluviana. Ao terminar de ler um incrível e legitimo livro escrito a mão, o tio Lindenbrock conta para seu sobrinho o quão aquele livro o encantou, até que descobre um enigma escrito em Rúnico. Era do mesmo autor do livro, Arne Saknussemm, um homem famoso que conseguiu chegar ao centro da terra.

Axel acaba descobrindo primeiro o enigma, porem ao perceber do que se tratava percebeu que quando seu tio descobrisse ele seria louco ao tentar fazer o que estava escrito, mas antes de jogar tudo no fogo seu tio chega e logo descobre. O sobrinho sem poder dizer não, foi para a Islândia com seu tio, deixando Grauben sua noiva para trás, indo em busca de algo que poderia ser impossível, ir ão centro da terra. E ai as aventuras começam e com a ajuda de João, um morador da Islândia, e vão até o vulcão wgoenbvoien em busca de se chegar ao que digamos centro da terra.
Se eles conseguiram? Vocês vão ter que ler. É uma historia cheia de aventuras e bem simples, mas com bastantes explicações que eu mesma não poderia entender, mas que pode ser um aprendizado e tanto, ainda mais para quem está na escola.

Lembrando que a historia do livro se passa no ano de 1863, em pleno seculo XIX. 











Um enigmático pergaminho cai nas mãos do professor Lidenbrock, que pede ajuda ao sobrinho Axel para ajudar a desvendá-lo. Uma a uma, as letras rúnicas são decifradas. A mensagem faz com que o professor decida partir de Hamburgo, na companhia de Axel, em uma arriscada expedição rumo à Islândia, em busca do centro da Terra. Uma viagem fantástica estava para começar, e ninguém poderia dizer de que maneira ela terminaria!





Juilo Verne é um excelente escritor, com muitos dos seus livros adaptados para o cinema e sendo considerados clássicos literários.


Nenhum comentário