Resenha literaria: O menino do pijama listrado - John Boyne

Publicado em 07/12/2016




Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade,
Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O Menino do Pijama Listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Que livro delicioso de se ler. Sabe aqueles livros que em apenas uma sentada você devora? Este é um deles. 

Há alguns anos atrás assisti o filme baseado no livro e chorei ao terminar de assisti. Logo fiquei curiosa para ler o livro, saber se o livro era tão bom quanto o filme, e o resultado foi que o livro é até melhor que o filme pois conta mais detalhes e te deixa a vontade como se conhecesse os personagens. 

Uma coisa que achei legal foi a inocência de uma criança, isso me marco muito, e talvez tenha marcado tambem quando assisti o filme, mas no livro é ainda melhor. O Bruno é um menino tão fofo e educado, porem é uma criança como qualquer outra que as vezes mente, faz arte, e o escritor deixou o menino como se fosse de verdade, a criação de todos os personagens foi maravilhosa, foi como se fosse todos reais. 

Quando Bruno conhece Shmuel eles agem normalmente sem preconceito, isso porque eles não veem nada de diferente, são apenas duas crianças com vidas diferentes querendo brincar. O legal disso é que hoje vivemos em um mundo cheio de preconceitos mesmo em tempos modernos, e ver o exemplo de duas crianças é ver que elas não enxergam diferença, algumas podem até jugar por ser diferente, pela pele, cabelo, mas logo esquecem e vão brincar. No caso destas duas crianças, vemos que ali tudo que eles queriam era brincar. 

Não sei se no filme tambem é assim, mas no livro o pai de Bruno apesar de ser o comandante é um homem bom, e um bom pai e marido, porem o statos é importante, ser quem ele era, é importante mesmo que tenha que matar pessoas inocentes apenas por serem judeus. No final do livro vemos que ele tenta mudar para a outra casa com sua familia, mas já tarde de mais...

Eu amei o livro, e você vai amar tambem, super recomendo o livro, vale comprar e deixar na sua estante.

Classificação: 5 estrelas *****

Compre o livro na:

Saraiva: http://www.saraiva.com.br/o-menino-do-pijama-listrado-1989653.html
Americanas: http://www.americanas.com.br/produto/6561744/livro-o-menino-do-pijama-listrado
Submarino: http://www.submarino.com.br/produto/6561744/livro-o-menino-do-pijama-listrado
Amazon: https://www.amazon.com.br/menino-do-pijama-listrado-ebook/dp/B00AI68ORW


Nenhum comentário