Resenha Literária: Os dez mandamentos - Princípios divinos para melhorar seus relacionamentos

Publicado em 28/08/2017






Nome: Os dez mandamentos - Princípios divinos para melhorar seus relacionamentos
Autor: Loron Waad 
Nº Paginas: 96

Sinopse: "Os Dez Mandamentos não são artefatos a ser colocados em exposição numa vitrine. São uma fonte de sabedoria prática, oferecendo soluções para problemas e situações reais que enfrentamos todos os dias. São princípios que têm aplicação racional na vida diária. E a prova está justamente nessa aplicação. O que aconteceria se levássemos em consideração a sabedoria dos Dez Mandamentos? O que aconteceria se os tornássemos parte do nosso mundo, se examinássemos as poderosas implicações desses antigos princípios?"


Uma das minhas metas é ter mais comunhão com Deus, ser amigo dele, conhece-lo mais e saber o que quer de mim. Sendo assim encontrei este livro na minha estante e logo comecei a ler. Mas do que trata este livro?

Os dez mandamentos é algo que todo o mundo já deve ter ouvido falar, mas não sabemos ao certo o que cada um significa, o que cada mandamento quer nos dizer e ensinar. É muito mais do que lemos pois tudo tem uma explicação ainda maior do que entendemos hoje. Pode mesmo parecer confuso, mas quando se lê tudo fica mais simples e podemos entender direito como realmente tudo se encaixa, como o escritor fez com que as peças se unissem e formasse um quebra cabeça perfeito.

Fiz algumas anotações durante a minha leitura, compreendi que precisava fazer isso para poder aprender mais e guardar com aprendizado. E vou compartilhar com vocês as minhas anotações sobre cada capitulo. (Isso não significa que você não precise ler este livro, pois posso ter compreendido do meu modo, é muito bom que você por si só leia e aprenda mais).

1- Amor perigoso - "Não terás outros deuses diante de mim" Êxodo 20:3

Os deuses de hoje é aquilo que durante toda a humanidade o ser humano desejou ter, dinheiro, poder, riquezas, momentos de prazer, isso tudo sem pensar no próximo e nas consequências.

2- Pequenos deuses - "" Êxodo 20:4-6

Devemos ter cuidado com o que "adoramos", com o que damos tanto valor e tempo. Faça o possível e o impossível para deixar somente Deus no seu coração, que Ele reine dentro de mim.

3- Um nome sem igual - "" Êxodo 20:7

Não diga o nome de Deus em vão, não mude a palavra Deus para brincar de forma leviana ou frívola, pois Deus é importante. 

4- Encontrando paz - "" Êxodo 20: 8-11

O sábado é um mandamento desde o sétimo dia de criação, é o dia que Deus nos deu como um presente para que possamos descaçar, repensar o que fizemos durante a semana, para passarmos o tempo com a família e o mais importante, para estarmos com Deus. Não é o dia da preguiça, mas sim um dia para sermos melhores e aprendermos mais. 

5- O ultimo beijo -  "" Êxodo 20:12

Honrar pai e mãe não é apenas obedecer, mas ouvir atentamente seus conselhos e se tornar amigos, ter um bom relacionamento, para que a vida seja melhor pois os relacionamentos serão bons e os dias na terra maiores, alem de serem pessoas melhores. 

6- Fazendo o impossível - "" Êxodo 20:13

Este mandamento vai alem de não matar, pois Jesus disse que devemos se irar com nosso irmão, principalmente sem motivo. Devemos perdoar e sermos melhores que nós mesmos, não jugando nem tendo raiva ou ódio do próximo, sem controlar e perdoar é o que Cristo quer que façamos e assim seremos melhores que nós mesmos. Não culpe ninguém.

7- A cola da alma - "" Êxodo 20:14

Não faça algo que irá se arrepender no resto da vida. Não pense, cuide do que vê, ouve ou toca. Seja o mais puro possível.

8- Algo por nada - "" Êxodo 20:15

vai muito mais alem do que furtar. Ter algo que não é seu, plagiar, copia ilegal, manipulação de informação, calunia, difamação, desperdício, retenção do dizimo, relaxamento no emprego, tudo isso é sobre Êxodo 20:15, não tenha nada que não é seu, nada mesmo. 

9- Aposta na verdade - "" Êxodo 20:16

Dar falso testemunho é mentir. A mentira destore a dignidade, a liberdade e a confiança das pessoas, alem de destruir a relação com Deus. Mentir nunca é a opção.

10- Afeto desordenado - "" Êxodo 20:17

Não queira, ou cobice nada de seu próximo, realize você seus sonhos. Tudo é passageiro. Não podemos levar nada, assim como o sucesso tira tudo que mais amamos.. 

É um livro muito bom que realmente vai nos ajudar a compreender melhor sobre os mandamentos e nos ajudar a sermos melhores pessoas. Alem disso cada capitulo tem uma historia para compreendermos melhor tudo. 

O livro é muito gostoso de ler e espero que leem e curtem.

Um beijo e até a próxima postagem.


Nenhum comentário