Resenha literária - Desventuras em serie - O escorregador de gelo

Publicado em 01/11/2017


Nome: Desventuras em serie - O escorregador de gelo
Escritor: Lemony Snicket
Nº de paginas: 232
Editora: Cia das letras

Classificação: 5 estrelas, muitas descobertas neste livro.

Compre na:


Sinopse: “Por mais azarados que sejam, até agora os órfãos Baudelaire pelo menos sempre estiveram juntos. Pois neste livro décimo a tragédia é ainda maior: separados do bebê Sunny, Klaus e Violet são obrigados a descer uma montanha escorregadia, enquanto tentam salvar a irmã mais nova das garras do temível conde Olaf. Será que os Baudelaire finalmente descobrirão o significado da sigla C.S.C.? Será que, desta vez, o final será feliz? É provável que não. Como sempre, a história está repleta de mistérios e mensagens secretas, situações absurdas, desgraça e mal-estar para todos - menos para o leitor, é claro. Mas quem gosta de alegria não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois a vida dos Baudelaire é sempre uma desventura pior do que a outra. Desventuras em Série é um fenômeno editorial em todo o mundo. Desde seu lançamento, em 1999, a série já vendeu mais de 6 milhões de exemplares, em 37 países. Uma versão cinematográfica dos três primeiros livros, com Jim Carrey no papel de conde Olaf, tem estréia prevista para dezembro, nos Estados Unidos, e janeiro no Brasil. Pseudônimo do escritor Daniel Handler, Lemony Snicket leva o exagero às raias do absurdo e faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta. O resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado. Snicket homenageia Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire, pais da literatura de mistério e da poesia simbolista, subvertendo os padrões bem comportados da literatura infanto-juvenil para compor uma saga engraçada e arrepiante.


As crianças Baudelaire passavam por muitas desventuras durante todo este trajeto, coisas horríveis aconteceram e agora outra estava acontecendo. 

No final do livro anterior vimos que o disfarce das crianças não havia convencido o conde Olaf que os fizeram encendiar o parque da Madame Lulu, um lugar onde poderia haver respostas sobre tudo o que estava no ar sem respostas, poderiam descobrir o que era C.S.C. mas tiveram que manter o disfarce. 

Foram separados de sua irma mais nova que estava no carro com os capangas e a namorada de Olaf enquanto Violet e Klaus caiam ladeira abaixo dentro do compartimento onde estavam. 

Juntos pensaram em uma solução que fizeram com que saíssem de lá antes que tudo virasse apenas pedacinhos, o problema é eles estavam caindo em alta velocidade, mesmo assim deram um jeito. 

Se agasalharam como que tinham e subiram a montanha gelada em busca da irmãzinha que estava sendo uma escrava nas mãos de Olaf, tinha que cozinhar, e assim descobrimos que Sunny já não era mais um bebê, era uma linda mocinha que ouvia a conversa de pessoas terríveis em busca de respostas sobre seus planos e sobre o que era C.S.C.

Violet e Klaus encontraram Carmelia, uma garota chata que estudava na escola onde haviam passado um bom tempo, por sorte ela não os reconheceram. Porem algum descobriu, o terceiro gêmeo, o que era para estar morto, porem estava ali e os ajudaram a fugir e encontrar a base C.S.C. 

Neste livro temos muitas explicações sobre o passado, a bastante respostas, mas mesmo assim ainda ficamos curiosos e queremos saber mais.

Depois de muitas coisas os irmãos Baudelaire ficam juntos, porem são separados do trigêmeo, e descobrem que a chata da Carmelia se junta a trupe do conde Olaf e sua namorada, sendo a filha adotiva dos dois. 

Novamente o final é algo terrível do qual precisamos ler o próximo livro imediatamente pois não sabemos o que pode acontecer com as tais crianças e o açucareiro que continha uma mensagem muito importante. 


Eu fico cada vez mais impressionada com este livro, como tudo vai se encaixando, e agora que sabemos sobre a cisão, C.S.C., e um pouco mais sobre a verdade, mais perguntas vem a tona. 

Mas ainda vem muitas historia pela frente. Confesso que este livro é um dos melhores desta serie, talvez pelo fato de ver as crianças crescendo e por ter algumas respostas, mas o final, este me deixa perplexa, ainda bem que todos os livros já saíram, não iria aguentar ficar sem ler o próximo. 

É isso leitores, curtiram a resenha? Deixem nos comentários o que acharam e dicas para postagens. 

Beijo Grande e até a próxima. 

 

Nenhum comentário