Resenha literária: O extraordinário - R. J. Paladino

Publicado em 15/12/2017


Sinopse: “August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência um, ele é um menino igual a todos os outros. 

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor. “

Não julgue um menino pela cara 

Gênero: Romance | 320 paginas | Editora Intrínseca | Classificação 5 estrelinhas, simplesmente Extraordinário

Compre na: Americanas * Amazon * Submarino * Saraiva

Olá leitores, preparados para mais uma resenha? 

Todo mundo já deve ter ouvido falar do filme O extraordinário que eu estou louca para assistir, quero  muito ver o Auggie todo fofinho naquela telona enorme e ver toda a historia que é fantástica. Bem, a maioria conhece o filme que estreou nas telonas do cinema semana passada. Mas o filme é baseado em um livro e é dele que eu vou falar agora. 

Primeiramente quero dizer que não é um livro qualquer, não é uma simples historia de uma garoto e sua família e como eles sofrem dia a dia para enfrentar a deformidade e as doenças que veio com ela, ou qualquer coisa que muitas das vezes se passa em filmes deste estilo só porque tem um garoto que tem problemas de saúde ou deformidade, é um livro que fala das coisas da vida, do dia a dia de uma família simples porem unida, fala sobre como é difícil entrar em uma escola nova e que por mais que possamos ser diferentes fisicamente, somos todos iguais, todos temos problemas, porem o diferente é o como resolvemos tudo.


August é um menino de 9 ou dez anos, não me lembro muito bem. Quando nasceu seus pais já sabiam que havia um problema na sua formação, e ao nascer já teve que fazer varias cirurgias pois tinha a síndrome de Theacher Collins que é uma deformação crânio facial, com isso Auggie como é chamado, nasceu sem o céu da boca, teve que fazer varias cirurgias, nos olhos, boca, nariz, ouvido, todo o seu rosto e orelha tem marca de nascença ou da cirurgia.

Em uma conversa dos pais de Auggie e os vizinhos,  ele acaba escutando a ideias deles de levar o filho para a escola e eles decidem que o menino é quem deve decidir e assim Auggie vai para a escola. Não é facil pois todo mundo olha para ele como se fosse um monstro, mas já meio acostumado não estranha tanto. Acaba fazendo amizade com Jack Will, um garoto legal que faz uma burrada um dia destes e quase acaba com a amizade deles, mas tudo é superado e compreendido.

Summer é a outra garota que Auggie conhece, uma garota fofa e divertida que acaba conquistando a amizade do menino. O começo é um pouco conturbado, mas logo se entendem e acabam conhecendo um ao outro.

Olivia também conhecida como Via, é a irmã mais velha de Auggie. Acabou de se mudar para a nova escola, e tem um certo medo de que seus novos amigos vejam seu irmão, pois ela seria conhecida como a irmã do garoto deformado, e tudo o que ela queria era ser normal. Mas também acontece outra coisa, sua melhor amiga Miranda está diferente, pintou o cabelo, virou a toda rebelde e popular e se distanciou, mas o porque de tudo isso só vamos saber mais pro final.

O legal deste livro é que não foca somente no menino, conhecemos os outros personagens, vemos as historias deles, que cada um tem um tipo de problema por mais simples que seja é um problema, e também vemos como tudo se resolve. Todo mundo ali é incrível, tem um amor de família muito grande algo que admiro tanto, foi uma das coisas que mais amei, mas mesmo sendo todos muito unidos ainda assim tinham seus problemas, brigas, discussões, desentendimentos, coisas normais de todo mundo.

Claro que tem a parte do bulling, mas não é disso que o livro fala, fala sobre amor, amar o próximo por ele ser legal, divertido, ser normal mesmo não parecendo ser, Auggie é um garoto como os outros, porem mais forte e corajoso, mas ainda assim inseguro em certos momentos.

Cada pagina te faz querer ler a pagina seguinte, você começa e não quer terminar e quando está nas paginas finais seus olhos estão cheios de lágrimas e você com o coração apertado porque a historia está prestes a terminar.

Realmente sem palavras para descrever um livro tão bom que me fez pensar sobre tantas coisas, coisas simples outras nem tanto, porem me fez pensar e amar ainda mais a vida e as coisas simples dela.

Talvez a minha resenha não tenha sido tão boa, com certeza devem ter outras, porem peço que leiam o livro por favor, comprem seja em edição que for, o livro é incrível, apaixonante é Extraordinário. Amo, amo, amo, e é sobre isso que o livro fala.


Gostou da resenha? Comentem o que acharam e se já leram o livro.

Beijo grande e até a próxima postagem.


Nenhum comentário