Resenha literária: Yaqui Delgado quer quebrar sua cara

Publicado em 19/03/2018




Sinopse: “Uma garota surge de repente no caminho da adolescente Piddy Sanchez para avisá-la de que Yaqui Delgado vai acabar com ela. Piddy acabou de mudar de escola e nem faz ideia de quem seja Yaqui, muito menos do que pode ter feito de tão errado para apanhar. Mas Yaqui sabe quem ela é, e a odeia.
Piddy Sanchez não tem descanso. Ser filha de uma imigrante cubana nos Estados Unidos e crescer sem pai já era bem difícil sem ter alguém a odiando. No ensino médio da nova escola, seu corpo atraente desperta tanto os olhares dos meninos quanto o da esquentada Yaqui, que começa atacando a novata com ameaças cruéis, mas demonstra ser capaz de muito mais que isso, tornando a vida de Piddy um verdadeiro inferno dominado pelo medo. Denunciar Yaqui não é uma opção. Fugir não adianta. O importante agora é sobreviver.


Gênero: Romance | 272 paginas | Editora Intrínseca | Escritora: Meg Medina | Classificação 4 estrelas

Compre na: Americanas * Amazon * Submarino * Saraiva

O que você faria se poucas semanas após chegar em uma escola nova, alguém que você nem conhece, te ameaçasse?

Piddy Sanchez passa por essa situação. Ela foi obrigada à ir para uma escola nova que ela odeia, seu novos amigos são considerados a escoria do colégio, nerds e estranhos, mas mesmo assim não esperava que algumas situações pudessem acontecer, muito menos do jeito que aconteceram
Quando a primeira ameaça aconteceu, ela chegou a pensar que era brincadeira, afinal, ela era aluna nova, e nem conhecia a tal da Yaqui Delgado. Mas as coisas vão se complicando e ela percebe que Yaqui não está de brincadeira.
Em casa ela convive com sua mãe e passa bastante tempo com Lila (melhor amiga das duas). Seu "pai" é só alguém no mundo que ela nunca conheceu e que é muito odiado por sua mãe e Lila, e conforme a história se passa, ela descobre os acontecimentos anteriores ao seu nascimento e o motivo de tanto ódio.

Li muito rápido, praticamente em dois dias. Eu me senti muito envolvida com a história, principalmente por saber que isso é algo que acontece muito em diferentes lugares do mundo.
bullying e a violência contra as mulheres (físicas, psicologicas e emocional) são um dos assuntos principais do livro, o que faz você ficar imaginando o que faria no lugar das personagens. Mas temos que entender que "cada um é cada um". Não se pode julgar as pessoas, chama-las de burras só porque não tomaram a mesma atitude que você tomaria. Quando isso acontece contigo é mais complicado, vai sempre achar que isso vai parar, vai pensar no que se passaria na cabeça das outras pessoas se deixassem o "parceiro", como ficaria seus filhos, etc. São vários fatores. O que ocorre com a Piddy é só um retrato do que acontece em muitas escolas, o medo, a intimidação e o pior é que são por  motivos banais (como se todo mundo tivesse que ter os mesmos pensamentos, características físicas, religião, ser "iguais"), e que uns "idiotas" acham que tem direito de fazer mau aos outros por causa das suas diferenças

Recomendo a leitura para aqueles que gostam de livros que mostram a realidade, sem ênfase no romance.

Nenhum comentário